A Profilaxia Pré-Exposição, ou PrEP, é um dos métodos de prevenção à infecção pelo HIV através de um comprimido por dia, gratuito, acessível no Sistema Único de Saúde (SUS).
O que é a PrEP?
É um comprimido que combina dois medicamentos antirretrovirais (tenofovir + entricitabina). Atuam fazendo um bloqueio nos caminhos que o HIV usa para infectar o organismo.
Útil para contatos com sorodiferentes, que é aquele que uma pessoa tem HIV e a outra não e aqueles que não conseguem usar preservativos, e também indicada para homens gays, transexuais, trabalhadores do sexo e para quem faz uso repetido da PEP(profilaxia pós infecção ).
2 formas de tomar:
. Uma vez por dia e o efeito protetor começa a partir do sétimo dia e pode interromper ou parar o uso do medicamento dependendo das mudanças de vida ou, PrEP sob demanda– é o mesmo comprido, outra forma de tomar, no esquema “2+1+1”.
2 comprimidos de 2 a 24 horas antes do sexo+ um comprimido 24 horas após a dose dupla e um comprimido 48 horas após a dose dupla.
É indicada apenas para homens gays e bissexuais cisgênero (se identifica com seu gênero de nascença). Útil para quem tem menos exposições sexuais semanais e consiga planejar seus horários.
A PrEP não exclui a camisinha
PEP(profilaxia pós exposição) – Diferente da PrEP
A PEP é uma medida de prevenção de urgência, usada depois de um possível risco de contágio pelo vírus HIV violência sexual; relação sexual desprotegida (ou rompimento do preservativo); ou acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).
Também gratuito no SUS, são dois comprimidos. Começar após as primeiras duas horas de exposição ao HIV e, no máximo, em até 72 horas, por um período de 28 dias.
DR.CHARLES ROSENBLATT
Urologia
https://urologiarosenblatt.com.br
https://vesectomia-e-reversao.com.br
https://hpvinfo.com.br